Resumo:
Este trabalho foi fruto da vivência durante a disciplina obrigatória Estágio Supervisionado IV
(ENSINO FUNDAMENTAL), realizado no período 2022.1, atendendo a uma exigência do
curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio foi realizado numa Escola
Municipal da cidade de Campina Grande – PB, com a turma do 1° ano do ensino fundamental,
entre maio e junho de 2022. O objetivo geral deste artigo centra-se em compreender a
importância da contação de histórias para a formação e desenvolvimento da criança no ensino
fundamental I. Nesse sentido, a contação de história se consolida como uma prática pedagógica
de incentivo ao gosto pela leitura, por isso é imprescindível que os docentes realizem essa
prática diariamente, criando nas crianças o desejo de aprender a ler de forma prazerosa. Além
de que, é importante destacar que a contação de história, apesar da aparente, simplicidade, de
ser executada, exige um preparo do contador/narrador, que deve conhecer a história
previamente, utilizar gestos corporais, ficar atento a entonação da voz, além de usar recursos
lúdicos para enriquecer o momento. Para a construção teórica deste trabalho, utilizamos como
aporte os seguintes autores: Freire (1921); Ferreiro (1995); Abramovich (1997); Barbosa
(2006); Lima (2008); Alves (2011); Camargo e Padilha (2016); Borba (2019) e Almeida (2021).
Concluiu-se a proposta de implementar a contação de história na sala de aula para contribuir na
formação e desenvolvimento da criança.
Descrição:
SILVA, J. R. T. Contação de história no ensino fundamental I - relato de experiência no estágio supervisionado. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.