Resumo:
No ano de 2020 o Brasil e o mundo foram surpreendidos pela pandemia
da Covid-19 que ceifou vidas, devastou famílias e relevou ainda mais as marcas das
desigualdades sociais em muitos países do mundo. Medo e insegurança foram os
sentimentos mais marcantes nesse momento da História. Com o fechamento dos
prédios físicos, as instituições escolares foram forçadas a adaptar-se a esse novo
cenário e criar alternativas para continuar com a aprendizagem dos alunos. Como
estratégia de enfrentamento para o retorno às aulas, o Ensino Remoto Emergencial
passou a ser utilizado por professores e alunos. No contexto do retorno às aulas
presenciais ficou evidente a fragilidade emocional em que alunos e professores se
encontram. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a importância da
amorosidade e da escuta sensível como no retorno às aulas presenciais após dois
anos de Ensino Remoto Emergencial. Para realizar essa discussão utilizamos como
metodologia a pesquisa bibliográfica narrativa e tomamos como base os seguintes
autores: Freire (1996); Oliveira (2014); Edwards, Gandini e Forman (2016); Oliveira Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007); Hoyuelous (2006); Cunha (2012) e
Bressan (2020). Após leituras e compreensão dos textos, o presente artigo ficou
organizado em dois subtópicos: amorosidade e o papel da interação social no
processo de ensino-aprendizagem e Pandemia do Covid-19 e impactos no contexto
da educação escolar. Assim, defendemos que a amorosidade, a escuta sensível e a
pedagogia da participação são cruciais na prática pedagógica, antes, durante e após
a Pandemia do Covid-19.
Descrição:
SILVA, B. C. Importância da amorosidade no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia do Covid-19. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.