Resumo:
Este trabalho analisa os discursos de influenciadoras digitais em publicidades
postadas na rede social Instagram, atentando-se para as estratégias enunciativas
empregadas pelos sujeitos que enunciam. Examina como ocorre a construção da
figura de autoridade discursiva neste meio, visto que na atual era tecnológica, é a
partir dessas personalidades midiáticas que as empresas buscam uma inserção
nesse espaço e uma maior aproximação com o seu público-alvo. Desse modo, a
pesquisa mostra, mais especificamente sobre as causas que essa ação acarreta na
vida dos sujeitos modernos, pondo isso, surge como problema de pesquisa a
indagação: Como se constitui o discurso de influenciadoras digitais no Instagram
do ponto de vista das estratégias enunciativas que empregam ao publicizar
produtos? Trata-se de uma discursividade que tem determinado condutas de
comportamentos em grupos sociais específicos. Nesse contexto, a pesquisa traz
uma reflexão sobre esse fenômeno cultural com base na teoria da Análise do
discurso de vertente francesa, analisando publiposts de influenciadoras digitais ao
publicizar produtos, buscando relacionar os conceitos de Sujeito, Enunciado,
Formação discursiva, Memória discursiva, Interdiscurso, Condições de produção e
Formação Imaginária, a partir da ideia de que o discurso é uma prática social.
Metodologicamente, trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa e se dá
de forma descritiva. O aporte teórico deste trabalho são os estudos de Kotler
(2020), Torres (2009), Pêcheux (1969), Foucault (1995; 2010), Orlandi (1999),
Fernandes (2008), entre outros. As análises assinalam que o discurso de
influenciadoras digitais possui regularidades enunciativas, como o processo
discursivo da antecipação, a reprodução do discurso publicitário das próprias
marcas que atuam na tentativa de construir uma vontade de verdade, controlar os
efeitos de sentido e as condições de produção e apontam para uma regularidade
discursiva e composicional.
Descrição:
LIMA, B. A. de. O discurso de influenciadoras digitais no Instagram e o seu funcionamento nas estratégias enunciativas do marketing digital. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.