dc.description.abstract |
A literatura infantil é um caminho que possibilita a imersão em um mundo completo
de descobertas, desafios e conhecimentos relevantes a todos que querem ter um
imaginário e desenvolvimento integral. Nesse estudo, defende-se que os contos de
fadas são relevantes para o desenvolvimento infantil, pois estimulam a imaginação,
promovem valores morais, ajudam a lidar com medos e emoções, e desenvolvem
habilidades cognitivas e sociais. A escolha por este tema surgiu no contexto da
formação em Pedagogia, quando pude perceber na prática a importante contribuição
que a literatura infantil, em especial os contos de fadas, tem na aprendizagem e no
desenvolvimento infantil. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre
a contribuição dos contos de fadas na formação de leitores pequenos. Assim, foi
realizado um estudo teórico, com base em artigos e livros sobre o tema. Diante disso,
a fundamentação teórica ajudou a evidenciar que os contos de fadas proporcionam
um mundo de fantasias ao qual a criança se deleita, mas também possibilita uma
compreensão do mundo. Assim, o estudo foi respaldado em autores como
Abramovich (1995), Cademartori (1994), Villardi (1999) e outros. A partir da análise
de dois contos dos Irmão Grimm, Branca de Neves e os sete Anões e Cinderela, foi
possível refletir sobre o papel da família e dos professores na formação de leitora
infantil. |
pt_BR |