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O presente trabalho tem como objetivo analisar a (não)aplicabilidade da Lei 11.191/2018 nas escolas da rede estadual e municipal, bem como na rede privada, na cidade de Areia (PB). Ao mesmo tempo, pretende construir um mapeamento das escolas que possuem o espanhol na grade curricular da referida cidade, a partir dos dados reunidos na plataforma QEdu. Para isso, será realizada discussão sobre as políticas linguísticas em torno do ensino do espanhol face à língua inglesa, além de uma breve análise histórica da língua espanhola no Brasil, tomando como aporte teórico as contribuições de Teixeira (2018), Gomes (2020), Paulino (2019), Moreno (2019) e Rodríguez (2010). Portanto, a pesquisa possui caráter bibliográfico e descritivo, gerando resultados de caráter qualitativo. Contudo, podemos concluir que o ensino de espanhol na Paraíba e no Brasil, vem passando por grandes avanços, apesar de alguns retrocessos, as associações de professores vêm lutando e levando o ensino da língua espanhola pelo Brasil, assim, fortalecendo a causa. Comprovamos que há uma falta de compromisso com os professores em formação por parte da III GRE - CG, por não nos dar retorno a partir das tentativas de contato feitas, contudo conseguimos verificar através da plataforma citada anteriormente, que a Lei 11.191/2018 não está sendo cumprida em sua totalidade nas escolas do município e do Estado na cidade de Areia - PB, provocando assim uma regressão neste âmbito educacional. Esperamos, portanto, que este estudo possa mudar a perspectiva dos alunos de Licenciatura em Letras-Espanhol, que possam refletir sobre o processo e a importância das políticas públicas e linguísticas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil. |
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