dc.description.abstract |
Neste trabalho discutimos, ainda que brevemente, a representação da desigualdade social e violência policial nos contos O grande assalto, de Ferréz (2006), e Da paz, de Marcelino Freire (2008), observando também, no processo analítico, aspectos linguístico-estéticos. Além disso, objetiva-se, dialogando com o letramento literário proposto por Cosson (2009), bem como as contribuições de Dalvi (2013) e Chartier e Hébrard (1995), discutir possibilidades de uma sequência didática com os dois contos mencionados, tendo em vista o público de Ensino Médio. Por fim, considerando que a proposta elaborada foi aplicada em um curso-piloto no modelo remoto ofertado pelo componente Estágio supervisionado de literatura no ensino médio, do curso noturno de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba, os resultados da experiência docente estão dispostos nas páginas finais do presente artigo, para que futuros docentes possam, em suas práticas, fazer a inserção crítica da temática discutida. |
pt_BR |