UEPB - Repositório Digital

Discussões de gênero e seus impactos na formação de pedagogas(os)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Karoline Pereira da
dc.date.accessioned 2024-05-15T10:48:11Z
dc.date.available 2024-05-15T10:48:11Z
dc.date.issued 2023-11-17
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31504
dc.description SILVA, A. K. P. Discussões de gênero e seus impactos na formação de pedagogas(os). 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No que tange as discussões sobre gênero nas escolas, o que se sabe é que as mesmas são, muitas vezes, inexistentes, isso se dá devido à ausência de formação docente, mas além disso, por causa da grande influência da família e da própria sociedade que vê o tema como inadequado para ser trabalhado com crianças ou dentro das escolas. Com isso em vista, esse estudo tem como objetivo compreender as lacunas existentes na formação de pedagogas(os) no que tange as discussões de gênero em sala de aula, e seus impactos na educação básica, entendendo que trabalhar esse tema é de fundamental importância para que se possam educar pessoas de modo a existir uma sociedade mais igualitária e mais justa para todos. A metodologia adotada baseia-se além da pesquisa bibliográfica, com a análise de dados que evolvem a temática, na metodologia qualitativa, como forma de coleta de informações, descrevendo situações, compreendendo e interpretando comportamentos, opiniões, percepções, além de outros aspectos imateriais, não tendo como foco a análise a partir de quantitativos, utilizando-se da entrevista como principal meio para coleta de dados. Por meio da análise de dados e do questionário aplicado, foi possível confirmar que de fato existe uma ausência de formação específica de pedagogas(os) no sentido de estudo sobre questões de gênero e que isso influencia diretamente em sua atuação em sala de aula, gerando também um déficit na educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Diêgo de Lima Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Discussões de gênero e seus impactos na formação de pedagogas(os) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta