dc.description.abstract |
No que tange as discussões sobre gênero nas escolas, o que se sabe é que as
mesmas são, muitas vezes, inexistentes, isso se dá devido à ausência de formação
docente, mas além disso, por causa da grande influência da família e da própria
sociedade que vê o tema como inadequado para ser trabalhado com crianças ou
dentro das escolas. Com isso em vista, esse estudo tem como objetivo compreender
as lacunas existentes na formação de pedagogas(os) no que tange as discussões
de gênero em sala de aula, e seus impactos na educação básica, entendendo que
trabalhar esse tema é de fundamental importância para que se possam educar
pessoas de modo a existir uma sociedade mais igualitária e mais justa para todos. A
metodologia adotada baseia-se além da pesquisa bibliográfica, com a análise de
dados que evolvem a temática, na metodologia qualitativa, como forma de coleta de
informações, descrevendo situações, compreendendo e interpretando
comportamentos, opiniões, percepções, além de outros aspectos imateriais, não
tendo como foco a análise a partir de quantitativos, utilizando-se da entrevista como
principal meio para coleta de dados. Por meio da análise de dados e do questionário
aplicado, foi possível confirmar que de fato existe uma ausência de formação
específica de pedagogas(os) no sentido de estudo sobre questões de gênero e que
isso influencia diretamente em sua atuação em sala de aula, gerando também um
déficit na educação. |
pt_BR |