Resumo:
As representações sociais referem-se ao conhecimento socialmente construído e
compartilhado que se molda de formas diferentes na mente de cada ser humano e
fomenta a criação de grupos sociais como opiniões e ideologias semelhantes. Dessa
forma, mesmo uma obra literária se encontrando num plano fictício, esta é criada a
partir da forma como o autor percebe ou quis representar o mundo, assim podendo
apontar para aspectos sociais de uma cultura ou sociedade. Portanto, este trabalho
teve como objetivo analisar as representações de casamento e loucura em A
Vegetariana (2015) de Han Kang e O Papel de Parede Amarelo (1998) de Charlotte Perkins Gilman; ao mesmo tempo que, pretendeu examinar como as hierarquias de
gênero dentro do casamento e das famílias são retratadas em ambas as obras e
discutir como os papéis subordinados que ambos os personagens desempenham
dentro de suas famílias e casamentos contribuem para a degradação de suas
identidades e estados mentais. Portanto, esta pesquisa foi fundada nas ideias de
Beauvoir (1956), Ferguson (1991), Sechiyama (2013) e Souza (2020). Ademais,
identificou semelhanças nos papéis submissos das personagens em seus
casamentos e família, nas manifestações de controle masculina e nos resultados da
opressão sofrida por elas, como seu estado de insanidade e dissociação da
identidade humana, o que acaba por lhes trazer conforto, pois assim elas
conseguem escapar de sua condição humana.
Descrição:
SOUZA, G. G. B. Representations of marriage and madness in The yellow wall-paper (1998) by Charlotte Perkins Gilman and The vegetarian (2015) by Han Kang. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.