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Dores de “amigas”: intertextualidade entre a lírica feminina de Chico Buarque e cantigas trovadorescas de amigo

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dc.contributor.author Silva, Ivailda Marques
dc.date.accessioned 2024-05-15T12:23:49Z
dc.date.available 2024-05-15T12:23:49Z
dc.date.issued 2023-11-20
dc.identifier.other CCD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31512
dc.description SILVA, I. M. Dores de “amigas”: intertextualidade entre a lírica feminina de Chico Buarque e cantigas trovadorescas de amigo. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de uma pesquisa que visa estabelecer um diálogo entre a temática do sofrimento amoroso por meio da lírica feminina presente nas letras de canções de Chico Buarque e nas cantigas trovadorescas de amigo de Dom Dinis. Parte-se da necessidade de apresentar os ecos e reverberações das cantigas medievais na poesia moderna, investigando os possíveis traços em canções que fazem parte da Música Popular Brasileira. Diante disso, questionamo-nos como são construídas essas lamentações amorosas da voz presente tanto nas cantigas de amigo como nas letras de Chico Buarque? De que modo esse eu-lírico demonstra o amor e o sofrimento? Objetiva-se, diante disso, analisar, sob o ponto de vista da intertextualidade, o eu-lírico feminino de três letras de Chico Buarque: “Com açúcar, com afeto”, “Olhos nos olhos” e “Sem açúcar”, comparando com a voz feminina de três cantigas de amigo de Dom Dinis, a saber: “Ai fals'amig'e sem lealdade”, “Amigo, pois vos nom vi” e “Por Deus, amigo, quem cuidaria”. Através de uma pesquisa bibliográfica, considerou-se uma contextualização do Trovadorismo, a partir das contribuições de Massini-Cagliari (2007), bem como considerando a discussão da lírica de Chico Buarque com Silva (2010). A fim de compreender os elementos de intertextualidade e dos aspectos dos ecos e reverberações tomamos os estudos de Bakhtin (1992) e Samoyault (2008). De tal modo, percebeu-se um diálogo entre a lírica medieval e moderna de modo que as vozes femininas confessam o anseio pelo retorno do homem amado, indicando uma reverberação da lírica medieval na poesia moderna, cuja voz feminina é constituída pela ótica do sofrimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Monalisa Barboza Santos Colaço. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intertextualidade pt_BR
dc.subject Lírica feminina pt_BR
dc.subject Cantigas trovadorescas pt_BR
dc.title Dores de “amigas”: intertextualidade entre a lírica feminina de Chico Buarque e cantigas trovadorescas de amigo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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