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Trata-se de uma pesquisa que visa estabelecer um diálogo entre a temática do sofrimento amoroso por meio da lírica feminina presente nas letras de canções de Chico Buarque e nas cantigas trovadorescas de amigo de Dom Dinis. Parte-se da necessidade de apresentar os ecos e reverberações das cantigas medievais na poesia moderna, investigando os possíveis traços em canções que fazem parte da Música Popular Brasileira. Diante disso, questionamo-nos como são construídas essas lamentações amorosas da voz presente tanto nas cantigas de amigo como nas letras de Chico Buarque? De que modo esse eu-lírico demonstra o amor e o sofrimento? Objetiva-se, diante disso, analisar, sob o ponto de vista da intertextualidade, o eu-lírico feminino de três letras de Chico Buarque: “Com açúcar, com afeto”, “Olhos nos olhos” e “Sem açúcar”, comparando com a voz feminina de três cantigas de amigo de Dom Dinis, a saber: “Ai fals'amig'e sem lealdade”, “Amigo, pois vos nom vi” e “Por Deus, amigo, quem cuidaria”. Através de uma pesquisa bibliográfica, considerou-se uma contextualização do Trovadorismo, a partir das contribuições de Massini-Cagliari (2007), bem como considerando a discussão da lírica de Chico Buarque com Silva (2010). A fim de compreender os elementos de intertextualidade e dos aspectos dos ecos e reverberações tomamos os estudos de Bakhtin (1992) e Samoyault (2008). De tal modo, percebeu-se um diálogo entre a lírica medieval e moderna de modo que as vozes femininas confessam o anseio pelo retorno do homem amado, indicando uma reverberação da lírica medieval na poesia moderna, cuja voz feminina é constituída pela ótica do sofrimento. |
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