UEPB - Repositório Digital

Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Joélika Eveliny Veras
dc.date.accessioned 2024-05-15T12:28:35Z
dc.date.available 2024-05-15T12:28:35Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31513
dc.description FERNANDES, J. E. V. Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O estudo investigou um transtorno que é frequente na sociedade contemporânea, mas que muitas vezes passa despercebido, é subestimado e erroneamente associado a comportamento inadequado tanto no ambiente escolar como em casa. Esse transtorno é conhecido como TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo principal consistiu em examinar quais abordagens pedagógicas poderiam ser empregadas para promover a aprendizagem dos estudantes que têm o transtorno, além de explorar de que forma a orientação do professor pode ajudar a intervir e atender alunos com TDAH. Foi conduzida uma pesquisa que empregou um questionário com os professores com a intenção de coletar informações sobre o conhecimento de cada professor a respeito do transtorno, identificar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de alunos com e sem diagnóstico, e também gerar ideias e atividades para a aplicação de métodos lúdicos e jogos no processo de aprendizagem. Foi observado que a utilização de métodos lúdicos e a postura do professor têm um papel crucial no progresso, na aquisição de conhecimento e na superação dos desafios e obstáculos enfrentados pelos alunos com TDAH. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.title Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta