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Transtorno do espectro autista (tea) e o enfrentamento familiar: vivências de discentes (mães) do curso de pedagogia com o cuidado de suas crianças

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dc.contributor.author Sousa, Dayane Mayara Cordeiros de
dc.date.accessioned 2024-05-15T13:12:13Z
dc.date.available 2024-05-15T13:12:13Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 371.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31519
dc.description SOUSA, D. M. C. de. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o enfrentamento familiar: vivências de discentes (mães) do curso de pedagogia com o cuidado de suas crianças. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo consiste em refletir a partir da percepção das discentes universitárias na condição materna sobre as vivências estabelecidas no contexto familiar em relação ao enfrentamento do diagnóstico das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na lida com os seus filhos. Para tanto, faz-se necessária a aplicação da pesquisa de cunho qualitativo com abordagem bibliográfica, do tipo exploratória. Busca-se o embasamento teórico em pesquisadores, a citar: Oliveira e Sertié (2017); Camilo (2019); Falcão; Silva e Rocha (2023); além dos documentos que tratam (APA, 2014), entre outros citados nesta pesquisa, que discutem sobre o objeto em estudo e se relaciona aos caminhamentos teóricos e metodológicos frente ao contexto familiar quanto a descoberta de casos de crianças diagnosticadas com TEA, acrescidas aos olhares dos avanços no atendimento da equipe de profissionais interdisciplinares qualificados e aos desafios postos na atualidade a buscarem ajuda no atendimento de crianças com tais características conforme salienta os estudos derivados de (APA, 2014). Os dados foram coletados no âmbito do curso de Pedagogia, Campus I (UEPB), no semestre letivo de 2023.2, com estudantes do horário noturno, em Campina Grande – Paraíba. Pautou-se o uso de entrevistas do tipo semiestruturada, com sinalizações de questões abertas sobre o objeto de estudo, com a participação de um total de quatro estudantes (mães) com crianças com TEA inseridas no curso de Pedagogia que estudavam diferentes componentes curriculares neste semestre letivo de 2023.2. Segundo Gil (2007), a pesquisa de cunho qualitativa não se preocupa com a representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social. As participantes da pesquisa reiteram as percepções de muitas mães com casos de filhos na literatura revisitada neste estudo, da preocupação da inclusão das crianças, nas distintas atividades sociais e o direito educacional do acesso à escola. Na análise dos dados, observa-se um quadro de desafios apontados pelas mães/discentes em relação ao processo educacional destinado aos seus filhos com TEA. Essas participantes, teceram críticas em relação às iniciativas dos órgãos de saúde pública em relação aos serviços por eles prestados, em relação a agilizar o diagnóstico da criança e facilitar a inserção dessas crianças na escola. A contribuição deste trabalho, reitera a necessidade de mais investimentos de cursos de formação para pais e especialistas, aliada a política de educação inclusiva voltada para dar apoio às famílias e melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Rosely de Oliveira Macário pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Política de educação inclusiva pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title Transtorno do espectro autista (tea) e o enfrentamento familiar: vivências de discentes (mães) do curso de pedagogia com o cuidado de suas crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


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