UEPB - Repositório Digital

Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Felipe Barbosa dos
dc.date.accessioned 2024-05-15T13:19:48Z
dc.date.available 2024-05-15T13:19:48Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 372.6561
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31520
dc.description SANTOS, F. B. Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda as atividades voltadas para o ensino de oralidade de um livro didático (LD) de Língua Inglesa. As observações do uso do LD durante as vivências da disciplina de Estágio Supervisionado serviram de inspiração para este trabalho. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar o possível alinhamento das atividades de oralidade do livro didático English Vibes for Brazilian Learners, com a proposta de ensino de Língua Inglesa prevista pela BNCC para o ensino médio. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: (i) Identificar as concepções de ensino de oralidade subjacentes às atividades do LD, à luz da BNCC; e (ii) Discutir a possível relação do LD e da BNCC em função da prática docente. No referencial teórico, é explorado o conceito de oralidade (Marcuschi, 2010) e suas diferentes abordagens de ensino (Harmer, 2015; Schneuwly e Dolz, 2004), assim como a maneira a qual seu ensino foi previsto pelos documentos parametrizadores da educação (Brasil, 1996, 1998, 2000, 2002) até a consolidação da BNCC (Brasil, 2017). Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, documental (Moreira; Caleffe, 2006), bibliográfica (Prodanov; Freitas, 2013), e descritiva (Gonsalves, 2003). Os dados foram coletados através de trechos extraídos de atividades do LD. A análise se divide em três seções, na primeira, são abordadas as atividades de oralidade do LD que focam em conhecimentos linguísticos, na segunda as atividades de oralidade que trabalham conhecimentos linguísticos-sociais, e, na terceira seção, é discutido a relação entre o LD, a BNCC e a prática pedagógica reflexiva. Os resultados apontam que as atividades voltadas para oralidade no LD estão alinhadas com o que a BNCC prevê, por vezes, para o ensino fundamental, e por outras para o ensino médio, mas que esse alinhamento por si só não garante que o ensino de oralidade aconteça adequadamente. Por fim, este trabalho destaca a importância da prática reflexiva junto ao uso do LD e o conhecimento da BNCC para promover o ensino de oralidade de Língua Inglesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorge pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de oralidade pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta