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Este estudo aborda as atividades voltadas para o ensino de oralidade de um livro
didático (LD) de Língua Inglesa. As observações do uso do LD durante as vivências
da disciplina de Estágio Supervisionado serviram de inspiração para este trabalho.
Dessa forma, este trabalho objetiva investigar o possível alinhamento das atividades
de oralidade do livro didático English Vibes for Brazilian Learners, com a proposta de
ensino de Língua Inglesa prevista pela BNCC para o ensino médio. Assim, os objetivos
específicos deste estudo são: (i) Identificar as concepções de ensino de oralidade
subjacentes às atividades do LD, à luz da BNCC; e (ii) Discutir a possível relação do
LD e da BNCC em função da prática docente. No referencial teórico, é explorado o
conceito de oralidade (Marcuschi, 2010) e suas diferentes abordagens de ensino
(Harmer, 2015; Schneuwly e Dolz, 2004), assim como a maneira a qual seu ensino foi
previsto pelos documentos parametrizadores da educação (Brasil, 1996, 1998, 2000,
2002) até a consolidação da BNCC (Brasil, 2017). Esta pesquisa se caracteriza como
uma pesquisa qualitativa, documental (Moreira; Caleffe, 2006), bibliográfica
(Prodanov; Freitas, 2013), e descritiva (Gonsalves, 2003). Os dados foram coletados
através de trechos extraídos de atividades do LD. A análise se divide em três seções,
na primeira, são abordadas as atividades de oralidade do LD que focam em
conhecimentos linguísticos, na segunda as atividades de oralidade que trabalham
conhecimentos linguísticos-sociais, e, na terceira seção, é discutido a relação entre o
LD, a BNCC e a prática pedagógica reflexiva. Os resultados apontam que as
atividades voltadas para oralidade no LD estão alinhadas com o que a BNCC prevê,
por vezes, para o ensino fundamental, e por outras para o ensino médio, mas que esse
alinhamento por si só não garante que o ensino de oralidade aconteça
adequadamente. Por fim, este trabalho destaca a importância da prática reflexiva junto
ao uso do LD e o conhecimento da BNCC para promover o ensino de oralidade de
Língua Inglesa. |
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