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A representação do diabo e do herói nas Obras do diabinho da mão furada

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dc.contributor.author Souza, Cíntia Barbosa de
dc.date.accessioned 2024-05-15T14:08:16Z
dc.date.available 2024-05-15T14:08:16Z
dc.date.issued 2023-11-21
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31521
dc.description SOUZA, C. B. A representação do diabo e do herói nas Obras do diabinho da mão furada. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O corpus desta pesquisa é composto pela primeira novela sobrenatural portuguesa, As Obras do Diabinho da Mão Furada. Escrita na primeira metade do século XVIII, foi publicada por Manuel de Araújo Porto Alegre e atribuída a António José da Silva, em 1861, a novela narra a jornada do soldado André Peralta e suas interações com o Diabinho da mão furada. Desse modo, analisar a construção da tentativa de “terceirização” de culpa que ocorre na narrativa é o objetivo geral de estudo desta monografia, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: 1) discutir as marcas de comportamento dos personagens Diabinho e Peralta; 2) compreender como ocorre a tentativa de “terceirização” de culpa a partir do discurso religioso; 3) refletir sobre uma prática social naturalizada, isto é, a culpa, do ponto de vista cristão, posta em fatores externos; e 4) verificar quais aspectos causam a subjetividade das categorias narrativas para a construção dos personagens. Para tanto, são utilizados os conceitos de ética, de moralidade, de bem, de mal, de culpa e de consciência, teorizados por Nietzsche (2009) e Sartre (2014); alguns estudos sobre elementos narrativos produzidos por Gancho (2002), Aguiar e Silva (2007) e Franco Junior (2003); a tese que aborda a desconstrução de personagens de narrativas bíblicas elaborada por Oliveira (2022); as perspectivas relacionadas à teologia, defendidas por Silva (2007, 2008), Eco e Berkenbrock (2018); a segregação da loucura explorada nos estudos de Foucault (1996); a conceituação dos símbolos construída por Chevalier e Gheerbrant (2001); a noção da era clássica concebida por Moisés (2013) e a visão sobre a criticidade da obra assumida por Pereira (2006). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva bibliográfica. As conclusões da análise mostram a criticidade da obra relacionada aos jogos de palavras, bem como sua construção por meio das personagens; o comportamento contraditório de Peralta; e a prática do Diabinho de responsabilizar diferentes seres por suas ações, sendo essas formas comportamentais capazes de transcender o tempo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Silvanna Kelly Gomes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Narrativa pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Moralidade pt_BR
dc.title A representação do diabo e do herói nas Obras do diabinho da mão furada pt_BR
dc.type Other pt_BR


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