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A autonomia se define pela capacidade de governar-se a si mesmo, e sendo um conceito tão complexo, deve ser construído ao longo da vida do ser humano. Desta feita, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma ocorre a construção da autonomia do aluno e como ela influencia no processo de ensino e aprendizagem na Escola Nossa Senhora do Carmo- Escola dos Sonhos, localizada no município de Bananeiras, no brejo Paraibano. À vista disso, alguns autores e documentos legais serviram de suporte para essa reflexão, entre eles está a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2022), a tese da diretora da respectiva escola - Essa vida chamada escola: O olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação possível (Coelho, 2015), bem como a Proposta Pedagógica (PP, 2020) da referida instituição, somado a alguns documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). No que diz respeito a metodologia, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa com caráter de observação participante, sendo os sujeitos da pesquisa os professores e alunos. Para coleta de dados realizamos observação das atividades didático-pedagógicas, questionário via formulário do Google para alguns professores, pesquisa na Proposta Pedagógica da escola e na tese de doutorado da diretora da instituição. Percebemos que a autonomia se concretiza no ato de assumir responsabilidade pelas suas ações, e para que isso aconteça, o sujeito deve ter a liberdade de escolher, participar, opinar, criticar, sugerir, fazer, construir. Na escola, essa liberdade se configura na participação ativa do aluno como protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que mergulhar no universo da Escola dos Sonhos, nos possibilitou refletir que a autonomia é um processo contínuo de “vir a ser” (Freire, 1987), e a prática didático-pedagógica da escola em tela, vivencia esse processo. |
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