UEPB - Repositório Digital

Memória, museu e aprendizagem interdisciplinar: vivências e atuações dos Tropeiros da Borborema

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Elissandra de Oliveira e
dc.date.accessioned 2024-05-15T14:27:44Z
dc.date.available 2024-05-15T14:27:44Z
dc.date.issued 2023-11-27
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31526
dc.description OLIVEIRA, E. O. Memória, museu e aprendizagem interdisciplinar: vivências e atuações dos Tropeiros da Borborema. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre uma prática pedagógica realizada na turma do 5º Ano D do Ensino Fundamental I, na Escola Manoel Francisco da Motta, Campina Grande – Paraíba, em torno da vivência dos alunos com a temática dos Tropeiros da Borborema, marco histórico das origens da referida cidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e aplicada, resultante de uma experiência no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, além de um estudo de cunho bibliográfico, preparou-se um projeto didático e aplicou-se, realizando-se oficinas com a turma, onde exploramos a temática através das vivências pedagógicas propostas por este trabalho interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia. Para embasar nossas considerações, buscamos apoio teórico em estudiosos como Oliveira e Silva (2020) e Schneider (2012), sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial do educador, como também em Cabral Filho (2010), Miranda (2009) e Rodrigues (2016), acerca da interdisciplinaridade e da valorização da cultura do aluno no ambiente escolar. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas é cada vez mais necessária, sobretudo quando se trabalham temáticas que fazem parte da história local de vivência dos alunos, no sentido de valorizar sua cultura e seu sentimento de pertencimento na comunidade da qual fazem parte. O envolvimento dos estudantes no projeto realizado foi muito satisfatório, com a realização de variadas atividades, como aulas-passeio em museus e monumentos da cidade, declamação de poesias de Cordel, apresentação de canto coral, exploração e produção da Arte Naif, fazendo, inclusive, parte de uma Mostra Literária que estava ocorrendo na escola, o que contribuiu para uma culminância efetiva e compartilhada com toda a comunidade escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Valorização cultural pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title Memória, museu e aprendizagem interdisciplinar: vivências e atuações dos Tropeiros da Borborema pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta