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Esta pesquisa, de natureza bibliográfica com abordagem qualiquantitativa e com enfoque do tipo participante, objetiva investigar a percepção que os alunos estagiários do curso de Letras Português do Campus I detêm acerca do ensino de EJA. Para os objetivos específicos, pretende-se: a) analisar os documentos legais que regem o ensino da EJA; b) identificar quais as aprendizagens que a prática do Estágio Supervisionado na EJA proporciona aos/as estagiários/as; e c) analisar a relação entre teoria e prática no Estágio Supervisionado em EJA, enfocando suas contribuições para a construção da identidade docente. Trata-se de uma proposta que teve como embasamento teórico autores/as: Arroyo (2006, 2011), Freire (1997), Pelozo (2007), Pimenta e Lima (2010, 2012), Haddad (2000), Di Pierro (2010), dentre outros. Ademais, foram consultados documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2000), O plano nacional de Educação – PNE (2001) e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras Português (PPC) – UEPB (2016). Aplicou-se um questionário junto a onze acadêmicos do curso de Letras Português – Campus I/UEPB, que cursaram o Estágio Supervisionado de Língua(gens) no Ensino Médio em turmas de EJA. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência em Estágio Supervisionado contribui para a construção da identidade docente, pois é neste momento em que o estagiário tem aproximação com a realidade escolar, com o trabalho docente na EJA, bem como a oportunidade de fazer relações entre as teorias estudadas e a prática, além de desenvolver estratégias que possam ir ao encontro dos interesses dos educandos. No entanto, os dados evidenciaram dificuldades encontradas durante a execução do componente curricular, dentre elas: escassez de base teórica durante a formação; a articulação entre teoria e prática, peculiaridade do ensino da EJA, dentre outros fatores que podem impossibilitar a identificação com a profissão docente. Todavia, conhecer o contexto escolar de atuação, as peculiaridades do ensino da EJA, bem como dos estudantes desta modalidade de ensino foram alguns dos fatores que promovem aprendizagens significativas para a formação do futuro profissional de Letras enquanto docente. Conclui-se, que embora haja lacunas em termos de oferta de componentes relacionados à EJA no curso de Letras Português/UEPB, na ótica dos estudantes do curso, os raros componentes ofertados, junto a outros da grade curricular, contribuem para construção da identidade docente, a qual se fortificará a partir do exercício da profissão. Quanto a minha experiência, o estágio contribuiu para constatar que o trabalho do educador de jovens e adultos transcende apenas o ensinar, quando promove condições para aprendizagens favoráveis a uma formação crítica e cidadã dos alunos, com vistas ao seu protagonismo dentro e fora da sala de aula. |
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