UEPB - Repositório Digital

Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Mariane da Silva
dc.date.accessioned 2024-05-15T14:50:28Z
dc.date.available 2024-05-15T14:50:28Z
dc.date.issued 2023-11-27
dc.identifier.other CCD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31535
dc.description GUIMARÃES, M. S. Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, intitulado “Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência”, tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização de crianças com TEA. Além disso, inclui os objetivos específicos de acompanhar, em sala de aula, crianças diagnosticadas com TEA, relatar quais estratégias foram usadas para a alfabetização das crianças acompanhadas, e compreender, no cotidiano da sala de aula, as especificidades de cada criança com diagnóstico de TEA. Trata-se de um relato de experiência que descreve como ocorreu a alfabetização dessas crianças e quais foram os métodos utilizados nesse processo. Como embasamento teórico, foram consideradas as reflexões e estudos de diversos autores da educação, como Soares (2003), Cunha (2020), Ferreiro (1995), Teberosky (1986), Serra (2018), Silva, Gaiato e Reveles (2012), entre outros, além dos manuais DSM-III (1980), DSM-IV (1994) e DSM-V (2014). O relato foi construído com base na experiência vivida durante um estágio não obrigatório, no qual a autora acompanhou pedagogicamente as crianças mencionadas. Como resultados gerais apresentam-se as gerar reflexões significativas sobre a alfabetização de crianças diagnosticadas com TEA, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas destinadas a esses alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta