dc.description.abstract |
A fanfic é um gênero textual digital que estimula a prática de um estudante leitor e escritor. Diante disso, este artigo objetiva propor uma sequência didática que desenvolva o uso do gênero digital fanfic no ensino de Leitura e Escrita nas turmas de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, baseado no conto A cartomante, de Machado de Assis. Para este objetivo, detalhamos, amiúde: a) compreender o processo de leitura e escrita gerados a partir do gênero digital fanfic; b) propor metodologias de escrita, leitura e socialização dos resultados obtidos por meio da produção subsidiada pela fanfic. A abordagem teórica contou com os estudos de Marcuschi (2001), Koch (2007), Lévy (1996), Campos (2016), Carvalho (2012), Oliveira (2022), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Além disso, o estudo foi baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)- Ensino Médio. Dessa forma, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos indicam que a proposta desenvolvida é um meio viável para o trabalho do conteúdo direcionado ao Ensino Médio. Conclui-se, então, que o gênero digital fanfic é uma forma prática e dinâmica de estimular o gosto pela leitura e escrita em sala de aula, bem como promove interações entre docente e discente. |
pt_BR |