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Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, bibliográfica e documental, busca investigar a aplicação e eficácia do gênero acadêmico Seminário, enquanto instrumento de letramento, na Licenciatura de Letras Português da UEPB Campus I. Para tal, de modo específico, objetivamos: a) analisar os diferentes impactos da aplicabilidade deste gênero nas aulas do curso de Letras Português; b) Quantificar a presença deste gênero no contexto acadêmico. Neste sentido, este estudo justifica-se na medida em que levanta a discussão, na academia, acerca da importância do gênero oral seminário enquanto instância de letramento, gênero de uso recorrente. Entretanto, questiona-se: em que níveis essa aplicabilidade é efetiva e eficaz? Como o gênero está sendo utilizado nas salas de aulas de licenciatura em Letras Português? Baseamo- nos nos fundamentos teóricos Rojo (2009); Vóvio e Kleiman (2013) e Street (2014) para as concepções de Letramento; Magalhães e Reis (2022) para as questões de letramento acadêmico; Feliciano (2014) e Meira e Silva (2013) para as reflexões do gênero seminário na prática docente; Marcuschi (2010) e Zumthor ( 2014 ) para nos subsidiar nas compreensões de oralidade, performance e vocalidade. Consideramos que este estudo é importante para a academia na medida em que evidencia o trabalho com o gênero seminário no curso de formação do professor de Letras Português no Campus I. Com efeito, os dados analisados, a partir de um questionário aplicado por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, apontam para uma discussão acerca do uso efetivo do gênero seminário, que necessita, metodologicamente, ser melhor aplicado, sempre na perspectiva de um uso efetivo, e que consiga ser um instrumento de letramento e, assim, instigue o pensamento crítico-reflexivo dos futuros professores de Letras Português. |
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