UEPB - Repositório Digital

O uso do seminário enquanto gênero acadêmico para a formação de professores de letras português – UEPB/Campus I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pires, Taisa Gleicy de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-05-22T13:29:17Z
dc.date.available 2024-05-22T13:29:17Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31575
dc.description PIRES, T. G. O. O uso do seminário enquanto gênero acadêmico para a formação de professores de letras português - UEPB/Campus I. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, bibliográfica e documental, busca investigar a aplicação e eficácia do gênero acadêmico Seminário, enquanto instrumento de letramento, na Licenciatura de Letras Português da UEPB Campus I. Para tal, de modo específico, objetivamos: a) analisar os diferentes impactos da aplicabilidade deste gênero nas aulas do curso de Letras Português; b) Quantificar a presença deste gênero no contexto acadêmico. Neste sentido, este estudo justifica-se na medida em que levanta a discussão, na academia, acerca da importância do gênero oral seminário enquanto instância de letramento, gênero de uso recorrente. Entretanto, questiona-se: em que níveis essa aplicabilidade é efetiva e eficaz? Como o gênero está sendo utilizado nas salas de aulas de licenciatura em Letras Português? Baseamo- nos nos fundamentos teóricos Rojo (2009); Vóvio e Kleiman (2013) e Street (2014) para as concepções de Letramento; Magalhães e Reis (2022) para as questões de letramento acadêmico; Feliciano (2014) e Meira e Silva (2013) para as reflexões do gênero seminário na prática docente; Marcuschi (2010) e Zumthor ( 2014 ) para nos subsidiar nas compreensões de oralidade, performance e vocalidade. Consideramos que este estudo é importante para a academia na medida em que evidencia o trabalho com o gênero seminário no curso de formação do professor de Letras Português no Campus I. Com efeito, os dados analisados, a partir de um questionário aplicado por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, apontam para uma discussão acerca do uso efetivo do gênero seminário, que necessita, metodologicamente, ser melhor aplicado, sempre na perspectiva de um uso efetivo, e que consiga ser um instrumento de letramento e, assim, instigue o pensamento crítico-reflexivo dos futuros professores de Letras Português. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.title O uso do seminário enquanto gênero acadêmico para a formação de professores de letras português – UEPB/Campus I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta