Resumo:
Esta pesquisa se propõe à análise dos níveis de letramento digital dos usuários da plataforma Gov.br, site do Governo Federal, que presta informações e serviços à população, funcionando como uma conta de identificação virtual, além de possibilitar o acesso a outras plataformas governamentais. Através do estudo dos dados coletados, via questionário no Google forms, aplicado aos colaboradores da pesquisa, e da observação da etapa de recuperação de senha dentro da plataforma, objetivamos investigar as supostas dificuldades que impactam o acesso do usuário ao sítio gov.br, partindo da análise da organização da linguagem, considerando-se variáveis como: vocabulário, grau de complexidade de acesso e níveis de inferência demandados. Como base teórica do letramento digital e multiletramentos ressaltamos: Coscarelli (2005), Rojo e Barbosa (2015) e Silva (2016). Os resultados apontaram que 98% usuários do gov.br estão entre 14 e 59 anos, e possuem grau de escolarização de nível médio a superior, com frequência diária às redes sociais. Portanto, trata-se de sujeitos em sua grande maioria com boas condições de letramentos. Entretanto, dentro desse mesmo grupo, foi possível constatar dificuldades de navegação na referida plataforma, quanto à disposição das informações na interface do sistema, bem como questões referentes à clareza das mensagens. Além desses pontos, ressaltamos também o quanto o Governo Federal faz uso dessa plataforma para controle e manipulação da vida privada dos indivíduos.
Descrição:
OLIVEIRA, I. S. Dificuldades leitoras na plataforma gov.br: uma reflexão acerca do letramento digital. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.