Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância das tecnologias assistivas na vida acadêmica dos estudantes com deficiência visual. Neste mundo globalizado a inclusão digital é algo necessário, pois a grande maioria das informações adquiridas são por meios digitais. Através da inclusão digital, conseguimos chegar a acessibilidade que consequentemente é também sinônimo de autonomia. A metodologia desenvolvida foi uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Para tanto, entrevistamos um estudante cego matriculado em uma pós-graduação Lato Senso na Universidade estadual da Paraíba. A entrevista foi realizada em 2 encontros no início de maio de 2023. Os resultados indicaram que as Tecnologias Assistivas realmente são de suma importância para inclusão digital e autonomia das pessoas com deficiência visual, consoante a isso ter um olhar sensível é primordial para o aprendizado dos alunos. Por fim, concluímos que sensibilidade, acessibilidade, inclusão digital, tecnologia assistiva e professores qualificados “andam” lado a lado para uma educação inclusiva e um ensino e aprendizagem de qualidade.
Descrição:
NASCIMENTO, E.G. As tecnologias assistivas na concepção de um estudante cego do ensino superior. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.