dc.description.abstract |
Este artigo tem como finalidade refletir, à luz de teóricos e da observação empírica,
sobre a cantoria de repente em tempos dominados pelas chamadas redes sociais.
Tendo como objetivo principal identificar o papel destas redes sociais na difusão da
cantoria de repente atual dos modernos cantadores de viola, a investigação parte de
pressupostos teóricos e informações históricas sobre a cultura da cantoria de
repente, extraídos de autores como Arantes (1981), Ayala (1988), Nóbrega (2020),
Osório (2012), Santaella (2010), Silva (2011), Tavares (2011) e Tylor (apud Laraia,
2001), e posterior observação empírica do fenômeno cultural, acrescida pela
conversa informal com repentistas e promotores de cantorias. Como conclusões,
podem ser apontadas, entre outras, a constatação da efetiva utilização das redes
sociais, tanto na divulgação de eventos presenciais quanto na realização de
cantorias virtuais e arquivamento de produções do gênero, o que, de certa forma,
tem dado ao repentista que consegue explorar esse filão, uma melhor condição de
vida e de divulgação de sua arte. |
pt_BR |