Resumo:
Esta pesquisa ressalta o ensino remoto emergencial (ERE) para estudantes universitários com
necessidade educacional especial matriculados na UEPB, tendo como objetivo geral
compreender a acessibilidade e a inclusão no ensino remoto na perspectiva desses estudantes.
Adotou-se a pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Dessa forma, para a construção
dos dados foram executadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes universitários da
graduação e pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba. Nessa perspectiva,
observou-se que nas indagações dos participantes houve pontos positivos e negativos em
relação a acessibilidade e inclusão no ensino remoto dessas pessoas com deficiência no
ambiente acadêmico. Portanto, nota-se que é necessário que as instituições superiores deem o
suporte que essas pessoas precisam dentro das universidades, incluindo-as no contexto da
instituição onde se encontra o campus, respeitando as limitações e necessidades de cada
sujeito.
Descrição:
CARDOSO, L. A. Ensino Remoto Emergencial (ERE): acessibilidade e inclusão de estudantes universitários com deficiência matriculados na UEPB. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.