dc.contributor.author |
Dantas, Kethereny Tyffany Bomfim |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-27T11:44:51Z |
|
dc.date.available |
2024-05-27T11:44:51Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31626 |
|
dc.description |
DANTAS. K. T. B. Traços da inclusão no núcleo e acessibilidade da UEPB: ações inclusivas na vida e uma jovem com Síndrome de Down. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa aborda a inclusão de pessoas com Síndrome de Down na educação superior, examinando seus resultados à luz da literatura existente sobre o tema. Os resultados indicam conquistas notáveis, incluindo melhorias no desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades sociais e maior independência. Esses resultados estão alinhados com estudos similares que enfatizam a importância da adaptação curricular e do apoio individualizado para alunos com Síndrome de Down. Além disso, a pesquisa destaca o impacto positivo na autoestima, no bem-estar emocional e no desenvolvimento de habilidades de resiliência e adaptação. Essas conclusões refletem a importância de abordar não apenas as necessidades acadêmicas, mas também as sociais e emocionais dos alunos com Síndrome de Down na educação superior. A análise crítica dos resultados, comparando-os com estudos similares, permite uma avaliação abrangente do impacto das práticas de inclusão, utilizando métodos qualitativos para chegar aos objetivos desejados com a melhora na escrita, raciocínio lógico, desenvolvimento motor e melhor socialização essas áreas de sucesso são áreas que podem requerer melhorias. Isso contribui para o contínuo desenvolvimento e refinamento das estratégias de inclusão, promovendo uma educação superior mais inclusiva e significativa para todos os alunos, independentemente de suas diferenças. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de Down |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.title |
Traços da inclusão no núcleo de acessibilidade e inclusão da UEPB: ações inclusivas na vida de uma jovem com Síndrome de Down |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |