UEPB - Repositório Digital

Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lyra, Fleuriana Dantas
dc.date.accessioned 2024-05-27T12:04:09Z
dc.date.available 2024-05-27T12:04:09Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31629
dc.description LYRA, F. D. Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A observação e as práticas docentes realizadas durante a disciplina curricular Estágio Supervisionado, no curso de Pedagogia, constituíram o objeto deste trabalho de conclusão de curso. Os estágios IV e V, ambos obrigatórios para a conclusão do curso de Pedagogia do campus I da Universidade Estadual da Paraíba, são apresentados na perspectiva do olhar pedagógico de uma futura docente. Destacam-se os desafios encontrados no percurso da relação entre as teorias e as práticas. A observação do espaço da sala de aula, em duas escolas públicas do município de Campina Grande, com um olhar atento e reflexivo, vem com o intuito de se fazer pensar a respeito de quem eu sou, do que eu fui, e do que eu quero ser enquanto docente. Como referencial teórico-metodológico optou-se, por tratar-se de vivências do estágio supervisionado, por adotar o modelo descritivo quanto ao cotidiano e seus sujeitos e o analítico quanto ao relato da experiência da aluna em formação. Algumas questões foram norteadoras para a realização desse trabalho, são elas: O que fazer em determinada situação? De qual melhor forma se obtém um resultado? A docência, por sua vez, trouxe outro resultado frente à uma turma a qual tirou um melhor desempenho, reflexão e doação própria para com os alunos. Como resultados, temos que os momentos de reflexão, experiência, emoção, expectativas, realidades, acertos, erros, entre diversos outros sentimentos contribuíram para a elaboração da experiência docente, tendo a escola como campo de produção de conhecimentos e reflexão sobre o ser professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta