dc.contributor.author |
Viana, Gilmara Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-27T12:34:19Z |
|
dc.date.available |
2024-05-27T12:34:19Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 801.95 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31631 |
|
dc.description |
VIANA, G. B. Jo March's coming-of-age journey in Little women, by Louisa May Alcott. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como principal objetivo analisar a clássica obra da literatura
norte-americana Little Women (Mulherzinhas) com base no modelo da jornada da
heroína, desenvolvido pela psicoterapeuta e autora Maureen Murdock e que está
presente em várias narrativas onde se tem uma protagonista feminina. Com base
nesse modelo, analisamos a trajetória de amadurecimento da personagem Jo March
desde a infância até se tornar uma mulher adulta, apontando os estágios da jornada
da heroína presentes ao longo dessa narrativa e suas principais características. Para
contextualizar esta pesquisa, mostramos como os eventos históricos e as crenças
religiosas da época influenciaram na construção desse romance. Além disso,
também falamos sobre o Bildungsroman, seu conceito, principais características e a
dificuldade em encontrar protagonistas femininas nas narrativas ao longo do tempo,
em contraste com o Bildungsroman masculino. Apresentamos também alguns
aspectos da Jornada do Herói, modelo desenvolvido por Joseph Campbell que
motivou Murdock a criar uma versão feminina deste modelo, a Jornada da Heroína. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Valécio Irineu Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura norte-americana |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher |
pt_BR |
dc.title |
Jo march's coming-of-age journey in Little women, by Louisa May Alcott |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |