Resumo:
Esta monografia relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado V
(Regência), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da ParaíbaUEPB, realizado no semestre 2023.2, na EMEF Amaro da Costa Barros em Campina Grande –
PB. O estágio foi desenvolvido junto a uma turma de alunos(as) da Educação de Jovens e
Adultos (EJA) do Ciclo I, correspondente ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Anos
Iniciais. O objetivo geral foi identificar as principais dificuldades no processo de ensino e
aprendizagem desses estudantes, provocando-nos a pensar enquanto futuro Pedagogos(as)
sobre possíveis alternativas para mitigar essas dificuldades. A abordagem metodológica
adotada foi a pesquisa qualitativa, baseada na experiência vivenciada e nas discussões em sala
de aula com os estudantes da EJA durante o estágio, aliada a uma pesquisa bibliográfica. Os
principais resultados destacaram a falta de motivação observada por alguns alunos, e a escassez
de material didático específico para a EJA. Parte das atividades desenvolvidas foi
(re)organizada a partir de tarefas destinadas ao ensino fundamental regular (com crianças),
revelando a necessidade de adequação do material às particularidades da Educação de Jovens e
Adultos.
Descrição:
SOARES, J. L. L. Os reveses e as viabilidades do Estágio-V (regência), em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.