Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as diversas possibilidades de ensino de ELE através filme "Coco" (2017) como recurso didático para o nono ano do Ensino Fundamental II no aprendizado de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), a fim de desenvolver um estudo bibliográfico sobre o filme como recurso didático a fim de elaborar uma sequência didática que busca incluir atividades pré e pós-filme, como a apresentação da cultura mexicana, discussões em grupo e produção de textos. O longa-metragem aborda temas culturais importantes da cultura mexicana, como a celebração do Dia dos Mortos, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades linguísticas e culturais dos estudantes. Assistir a filmes em espanhol pode ajudá-los a se familiarizar com a cultura e os costumes dos países de língua espanhola, o que é uma parte importante da aprendizagem de um novo idioma. Além disso, a proposta visa estimular a reflexão sobre temas universais, como a importância da família e da memória, além de trabalhar as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, fala e audição. Como base teórica para o desenvolvimento de nossa pesquisa nos detemos em estudos de Cruz, Souza e Gama (2017), Tobarra (2007), Torrecillas & Sánchez (1993), Freitag (2017), Cruz, Souza e Lima (2006), Lima (2020), Sestrem (2018) dentre outros. Portanto, a presente pesquisa reafirma a importância do uso de recursos audiovisuais no ensino de ELE, desde que utilizados de forma responsável e adequada, e destaca o potencial educacional e cultural que o longa-metragem “Coco” pode proporcionar para a aula de E/LE.
Descrição:
ALMEIDA, F. V. Possibilidades de ensino de ELE com o filme Coco: proposta para o nono ano do ensino fundamental. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.