Resumo:
Atualmente, no contexto de escolas bilíngues, é comum encontrar duas categorias de
professores (Headteacher/Teacher Assistant) que parecem exercer papeis distintos
em sala de aula. Com a falta de produções teóricas acerca desse profissional, tornou se significativo investigar o seu papel. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo
geral analisar o papel de uma professora assistente em aulas de inglês em uma escola
bilíngue. Diretamente ligados ao objetivo geral, os objetivos específicos são: i)
compreender as atribuições do professor assistente de escolas bilíngues à luz da
teoria; ii) comparar as reais atribuições desse professor com o que consta na
legislação brasileira relacionada à Educação Bilíngue; e iii) refletir sobre a identidade
docente de uma Professora Assistente. Inicialmente, revisitamos a história da Língua
Inglesa no Brasil e, ao analisarmos o que diz a legislação brasileira (LDB), utilizamos
as ideias de Jucá (2010), Siqueira (2005), Baker (2011) e Megale (2019). Em seguida,
discorremos sobre o papel do professor assistente e suas atribuições, tendo como
base os argumentos de Tardif (2014) e Sayão (2005) e, por fim, refletimos sobre sua
identidade docente, tendo como suporte teórico os pensamentos de Tristão (2004),
Maranhão (2002), Pinheiro (2017), Anghinoni e Pozzobon (2017), Ferreira e Guedes
(2020). Além disso, contemplamos importantes documentos de âmbito nacional, como
a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Brasil, 1996) e a resolução sobre
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue (Parecer CNE/CEB n°
2/2020). Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso,
por meio do qual realizamos uma Entrevista Semiestruturada com uma Professora
Assistente de uma Escola Bilíngue da rede privada no município de Campina
Grande/PB com o propósito de alcançar os objetivos descritos neste estudo. Após a
análise do corpus, constatamos que a Professora Assistente atua como uma
colaboradora valiosa para professores e alunos, podendo desempenhar funções
importantes dentro de sala de aula e que o educar e o cuidar estão intimamente
atrelados. Com esta pesquisa, buscamos contribuir de forma positiva para o debate
acerca do papel do professor assistente em aulas de língua inglesa.
Descrição:
SILVA, D. H. O papel da professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.