UEPB - Repositório Digital

Entre teoria e prática: vivências no campo da alfabetização e do letramento - relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Jaciara da Silva
dc.date.accessioned 2024-05-28T10:45:51Z
dc.date.available 2024-05-28T10:45:51Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31654
dc.description FERREIRA, J. S. Entre teoria e prática: vivências no campo da alfabetização e do letramento - relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se como um importante instrumento de formação e viabilizador, construindo e estabelecendo uma ponte entre o ensino superior e a educação básica. Por meio deste Programa é possibilitado aos alunos e às alunas, dos cursos de licenciaturas, um contato e vivência prática nas escolas desenvolvendo ações e atividades de regência, uma oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática, contribuindo para formação e construção de sua identidade profissional docente. Diante disso, o presente trabalho monográfico tem como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Além disso, buscamos aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento e seus processos de aquisição; refletir aspectos entre o campo teórico e prático, especialmente relacionados aos processos de aquisição da leitura e da escrita. Os relatos aqui descritos percorrem recortes dos três módulos vivenciados durante o Programa, sendo eles: formação, planejamento e regência. Fundamentamos o trabalho em pesquisas desenvolvidas por alguns autores como: Soares (2003, 2004, 2009, 2012, 2020), Ferreiro e Teberosky (2007), Freire (2011, 1991, 1999), Libâneo (1994), Costa Val (2006), BNCC (BRASIL, 2018), Nóvoa (2003), Mizukami (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Considera-se a experiência exitosa e importante para o processo formativo, visto que o Programa proporciona aos alunos de licenciaturas um mergulho em atividades envolvendo teoria e prática, além de proporcionar aos discentes a experiência de conhecer a prática educativa e refletir sobre ela. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Entre teoria e prática: vivências no campo da alfabetização e do letramento - relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta