dc.description.abstract |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se como um importante instrumento de formação e viabilizador, construindo e estabelecendo uma ponte entre o ensino superior e a educação básica. Por meio deste Programa é possibilitado aos alunos e às alunas, dos cursos de licenciaturas, um contato e vivência prática nas escolas desenvolvendo ações e atividades de regência, uma oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática, contribuindo para formação e construção de sua identidade profissional docente. Diante disso, o presente trabalho monográfico tem como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Além disso, buscamos aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento e seus processos de aquisição; refletir aspectos entre o campo teórico e prático, especialmente relacionados aos processos de aquisição da leitura e da escrita. Os relatos aqui descritos percorrem recortes dos três módulos vivenciados durante o Programa, sendo eles: formação, planejamento e regência. Fundamentamos o trabalho em pesquisas desenvolvidas por alguns autores como: Soares (2003, 2004, 2009, 2012, 2020), Ferreiro e Teberosky (2007), Freire (2011, 1991, 1999), Libâneo (1994), Costa Val (2006), BNCC (BRASIL, 2018), Nóvoa (2003), Mizukami (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Considera-se a experiência exitosa e importante para o processo formativo, visto que o Programa proporciona aos alunos de licenciaturas um mergulho em atividades envolvendo teoria e prática, além de proporcionar aos discentes a experiência de conhecer a prática educativa e refletir sobre ela. |
pt_BR |