Resumo:
Este estudo objetiva analisar as representações acerca do indígena em uma turma do nono ano do ensino fundamental e discutir possíveis razões desses povos ainda serem vistos/ descritos de forma preconceituosa e estereotipada. A origem da pesquisa se deu pelo fato de que, apesar dos estudos atuais ressaltarem as contribuições dos povos originários, a escola, muitas vezes, acaba retrocedendo ao passado histórico do Brasil no século XVI para abordar questões/ imagens a respeito desse povo. Partindo dessa problemática, a partir de uma sequência didática baseada nos estudos de Cosson, tivemos como objeto de estudo duas crônicas de Daniel Munduruku (“É índio ou não é índio?” e “O que fazem com os mosquitos?”), nas quais foram analisadas as representações/concepções acerca do indígena. Dessa forma, o presente trabalho pretende contribuir para a desmistificação de estereótipos epreconceitos em relação ao indígena, bem como dar visibilidade à literatura indígena. A metodologia adotada é a pesquisa-ação. Para embasamento da pesquisa, recorremos aos estudos de Cosson (2006, 2012, 2014, 2016, 2018), Silveira e França (2014), Thíel, (2012), Graúna (2013, 2014), Regino (2003), Soares (2000, 2006), Andrade e Silva (2017) e Daniel Munduruku (2010, 2016).
Descrição:
SANTOS, E. P. A literatura indígena na sala de aula: um estudo a partir da leitura e discussão de crônicas de Daniel Munduruku. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.