dc.contributor.author |
Calixto, Patricia Elias |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T10:56:23Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28T10:56:23Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657 |
|
dc.description |
CALIXTO, P. E. Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo aborda os processos de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, Paraíba, com foco especial na vivência durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral deste relato é descrever e analisar a experiência vivenciada relacionada aos processos de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Licenciatura em Pedagogia UEPB/Campus I. Objetivou-se também conceituar a alfabetização e o letramento para melhor compreender esses processos e relatar as ações de intervenção desenvolvidas para alfabetizar e letrar no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Buscando compreender os objetivos propostos, metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, que pode ser definido como uma narração minuciosa de fatos vivenciados e experienciados pelo relatante no campo em que atuou e realizou as devidas observações, reflexões e intervenções. O ambiente escolar revelou-se desafiador para educadores e aprendizes. Nesse sentido, a Residência Pedagógica emerge como um ponto de inflexão crucial, proporcionando uma imersão profunda nas práticas cotidianas das salas de aula. A coleta de dados foi realizada através das observações e registros das práticas que vivenciamos e desenvolvemos e os fundamentos teóricos do trabalho estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2016); Ramos (2010); Ferreiro (1999); Vóvio et al. (2010); Leal et al. (2010); Libâneo (1994), Kleiman (1995); Paulo Freire (1989) e etc. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |