Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo analisar o conceito
de liberdade no desenvolvimento da criança com idades entre 0 e 3 anos, com base
na abordagem montessoriana. Para tal, foram desenvolvidos os seguintes objetivos
específicos: a revisão dos referenciais teóricos e modelos educacionais que valorizam
a autonomia do indivíduo, a compreensão das abordagens libertárias, construtivistas
e holísticas e a relação destes com o conceito de liberdade no desenvolvimento
humano na perspectiva educacional para crianças de 0 a 3 anos. Como abordagem
metodológica utilizou-se o relato de experiência descritivo, centrando-se na
observação do desenvolvimento da criança na Escola Semear Montessori em
Campina Grande, Paraíba. No embasamento teórico, este estudo se apoiou em
pesquisas e teorias de educadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Alexander
Summerhill, Loris Malaguzzi e Maria Montessori. Além disso, foram explorados
modelos de instituições educacionais que seguem abordagens pedagógicas
libertárias, construtivistas e holísticas, como a Escola da Ponte, a Escola Reggio
Emilia e a Escola Waldorf. Esses autores e instituições enfatizam a importância de
respeitar a criança como um sujeito multifacetado e protagonista de seu próprio
desenvolvimento. No contexto desse estudo, destacamos a proposta de Maria
Montessori devido ao seu enfoque na educação como uma conquista da criança,
impulsionada por seu desejo inato e em sintonia com seu desenvolvimento
psicológico. Maria Montessori acredita que a autoeducação é possível quando as
condições adequadas são fornecidas. Os resultados deste estudo revelaram que a
Escola Semear Montessori promove uma educação respeitosa e libertária,
preparando as crianças para a vida e incentivando a formação contínua de sua equipe
para aprimorar a aplicação prática dos princípios montessorianos. Isso demonstra um
compromisso com a eficácia da educação baseada na liberdade e no respeito pela
individualidade das crianças.
Descrição:
SILVA, D. L. Análise do conceito de liberdade no desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos na abordagem montessoriana. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.