Resumo:
Os professores do Ensino Fundamental II, de língua portuguesa, enfrentam desafios para ensinar leitura em sala de aula. Diante disso, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar como os docentes, de língua portuguesa, estão trabalhando e explorando perspectivas teórico-práticas da leitura nas aulas de português no Ensino Fundamental II. Tendo como objetivos específicos, identificar as principais dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a leitura na sala de aula e apresentar possibilidades (segundo os professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental II) para ministrar aula de leitura de maneira criativa com o propósito de despertar interesse nos alunos para ler. Para tanto, a teoria está fundamentada nas ideias de Mikhail Bakhtin (1997), Ferrarezi (2017), Geraldi (2011) e Paulo Freire (1982). Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que teve como participantes professores de português que lecionam do 6º ao 9º ano. Foi enviado aos participantes um questionário, a fim de refletir como lidam com a teoria x prática da leitura em sala. Para analisar os dados, a técnica de análise escolhida foi a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os principais resultados indicaram que as maiores dificuldades para trabalhar leitura em sala, segundo os professores, foi o desinteresse e a falta de hábito dos alunos. Também, foram citadas possibilidades para ministrar aula de leitura de maneira criativa, como usar recursos audiovisuais, promover concursos literários e criar jogos com o objetivo de despertar os alunos para lerem. Dessa maneira, conclui-se que dificuldades e desafios sempre vão existir, mas os professores podem desenvolver metodologias e possibilidades criativas para reduzir o analfabetismo funcional.
Descrição:
SILVA, S. A. Ensino de leitura: perspectivas teórico-práticas de professores de português do ensino fundamental II. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.