Resumo:
O Corpus desta pesquisa é composto pela graphic novel Os Fabulosos X-men: Deus Ama, o Homem Mata de Chris Claremont e Brent Anderson, publicada em 1983, que acompanha a equipe de heróis X-men em uma aventura que retrata diversas questões sociais, como os discursos de ódio. O objetivo geral é demonstrar, através da obra, as ricas especificidades que histórias em quadrinhos oferecem para os estudos literários contemporâneos. Diante disso, buscou-se fazer uma breve análise do percurso histórico da chamada arte sequencial, sob a premissa de compreender as diferentes definições que ela obteve ao longo dos anos. Além disso, investigou-se os motivos para a recusa da academia em conceber os quadrinhos como objeto de pesquisa. Considerando esses aspectos, no presente trabalho, recorremos às contribuições de Oliveira (2017); Dalcastagnè (2012); e Candido (1999), na discussão sobre o cânone literário e seu sistema excludente de manifestações artísticas contemporâneas. No debate sobre as questões humanitárias da obra, utilizou-se das teorias desenvolvidas por Schäfer (et al, 2015) e Silva (et al, 2011), como também Bertoloto (et al, 2021) no que tange ao percurso histórico da arte sequencial. Por fim, McCloud (1995), buscando observar as características visuais e estéticas das histórias em quadrinhos. As conclusões da pesquisa demonstram que os quadrinhos apresentam material rico para inúmeras áreas do conhecimento e ainda há muito o que se debater sobre essa arte.
Descrição:
MELO, M. R. Entre heróis, quadrinhos e discursos sociais: uma leitura da graphic novel Os fabulosos x-men: Deus ama, o homem mata. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.