UEPB - Repositório Digital

A questão racial na obra “Menina bonita do laço de fita”

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria Damares Oliveira de Brito
dc.date.accessioned 2024-05-28T11:24:00Z
dc.date.available 2024-05-28T11:24:00Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31668
dc.description COSTA, M. D. O. B. A questão racial na obra “Menina bonita do laço de fita”. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A Literatura Infantil é de grande importância para a formação do leitor e, dentre outros aspectos contribui, para a formação da educação para as relações étnico-raciais, sobretudo, quando dá visibilidade a essa temática. Associado a isso, também, trata de resistência e de tolerância em tempos tão instáveis, nos quais estão presentes o enfrentamento e os debates de temas como o racismo e reconhecimento da identidade negra. Tornando-se, assim, imprescindível, quando se trata da inserção de temáticas diversificadas, quando da inclusão do negro, no âmbito da formação de alunos nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo refletir, comparando diferentes edições do livro, acerca do protagonismo negro, na obra „Menina Bonita do Laço de Fita’. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica qualitativa, mediante a leitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita‟, possibilitando a articulação das informações para o desenvolvimento do objetivo proposto. Podemos considerar que este trabalho visa, também, mostrar a importância dos textos literários infanto-juvenis, logo, desde os primeiros anos de vida, dando visibilidade a obras e autores que desenvolvam temáticas que agucem o senso crítico das crianças, para que tomemos consciência do quanto a literatura afro-brasileira na fase escolar infantil é extremamente relevante no contexto de formação identitária. Contribuindo, assim, para estimular a mudança de atitude na criança que, de uma forma ou de outra, pode perpassar pela reformulação de conceitos, muitas vezes, apropriados, equivocadamente, no contexto familiar ou social no qual a criança vive, os quais estão por vezes arraigados com preconceito e discurso de ódio, etc. Ainda, foi possível inferir que, com a inserção da Literatura Infantil é possível compreender o processo histórico de uma sociedade, permitindo as novas gerações mudar de atitudes, quando estas, como já foi dito anteriormente, advêm do contexto familiar ou social cheio de amarras do passado. Necessitando, apenas, que a escola busque, por meio da Literatura Infantil, desconstruir ideias extremamente machistas e preconceituosas, de uma determinada época. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Literatura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.title A questão racial na obra “Menina bonita do laço de fita” pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta