Resumo:
Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia (Centro de Educação - Campus I) apresentam-se como objeto de estudo as trajetórias escolares dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica - subprojeto de Pedagogia. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento nos referenciais sobre a EJA no Brasil, entre os anos de 2018 e 2022 e o referencial teórico freireano subsidiou a prática docente e análise dos dados. De modo complementar, foram realizadas observações, práticas em uma escola-campo integrante do Programa Residência Pedagógica (CAPES - UEPB) e entrevistas com os alunos que frequentam a sala de aula de EJA, da referida escola. Analisou-se o impacto do cotidiano na trajetória escolar dos participantes da pesquisa, como um tema relevante ao reconhecer que a educação não acontece em um vazio, mas sim em um contexto social, político e cultural mais amplo. Neste sentido, o cotidiano, bem como seus empecilhos foram destacados como essenciais para suas trajetórias e a construção de suas identidades de sujeitos da educação. Como resultado da pesquisa, depreendeu-se a essencialidade, para a atuação docente na EJA, em compreender os sujeitos em sua totalidade, trazendo a realidade destes para as práticas pedagógicas.
Descrição:
SANTOS, J. R. R. Trajetórias escolares dos sujeitos da EJA: um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.