dc.description.abstract |
A interação humana com a música existe há muito tempo, e o conhecimento é fundamental na construção da identidade social, cultural e emocional das pessoas, onde a combinação destes fundamenta o desenvolvimento do cidadão. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso aborda como a música contribui para o ensino da Língua Estrangeira, o Espanhol, ramificando-se em: i) realizar pesquisas bibliográficas sobre a importância da música no processo de aprendizagem da língua espanhola; ii) investigar a música como recurso didático no estudo da língua espanhola; iii) apresentar uma proposta didática utilizando a música como recurso didático. Neste estudo foi criada uma proposta didática para revelar como a música favorece o ensino de uma língua estrangeira. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e dedutiva, a partir da qual este estudo foi desenvolvido a partir de leituras, análises e interpretações de textos que oportunizaram o discurso, utilizando como suporte teórico, tais como: “Desde o início, quando o homem começou a se expressar verbalmente, a música foi inserida em nosso contexto, constituindo nossa identidade social, cultural e emocional” de Amorim (2021), Araujo (2010), Celani (2009), Zanella (2013), entre outros, favorecendo como resultado a compreensão de que a associação da música como recurso didático com a educação, com a utilização da canção Macarena, pode contribuir significativamente como instrumento pedagógico em favor de uma aprendizagem eficaz no domínio da disciplina de língua espanhola, para o ensino médio. |
pt_BR |