Resumo:
O ensino de literaturas hispânicas no Brasil é um tema relevante que enfrenta
desafios significativos. Para tanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os
impactos do ensino das literaturas hispânicas na formação do professor de
espanhol, buscando incorporar o texto literário nas aulas de língua, com ênfase na
perspectiva da formação docente para a prática profissional. Ramificando-se em
objetivos específicos: i. Pontuar algumas contribuições acadêmicas que discutem
sobre a importância da literatura na formação docente; ii. Discutir a importância das
literaturas hispânicas na formação docente do professor de espanhol e a partir
dessas discussões iii. Promover o diálogo da importância da formação literária do
professor de LE como ponto de partida a (re) pensar o ensino das literaturas
hispânicas no ensino básico. Portanto a importância deste estudo reside na
necessidade de promover uma educação literária mais eficaz e culturalmente
relevante, reconhecendo a literatura como meio valioso de estudo. A metodologia
empregada nesta pesquisa constitui na análise de materiais acadêmicos sobre o
ensino de literaturas hispânicas, com ênfase na identificação dos desafios
enfrentados e nas perspectivas emergentes, para dar respaldo teórico a pesquisa
utilizamos como referencial autores como Ortega (2022), Costa Junior (2020),
Rossi (2022), Cunha (2016), Guilherme, Sánchez (2023), Rodriguez (2022), García
(1982), Martínez (2023), Vargas (2004) entre outros, que contribuíram para o
enriquecimento de pesquisas sobre literatura e ensono, literatura e formação
docente. Durante a análise, discutimos questões relacionadas à abordagem
literária nas aulas de espanhol, foi identificada a falta de ênfase da temática nas
disciplinas de língua espanhola, assim como a dicotomia persistente entre língua e
literatura. Como conclusão, este estudo ressalta a importância de encarar a
literatura como uma aliada no desenvolvimento de competências linguísticas e
culturais, e não como um obstáculo. Ao abraçar as perspectivas inovadoras
propostas e superar os desafios identificados, os educadores podem transformar o
ensino de literaturas hispânicas em uma experiência culturalmente relevante e
enriquecedora. Esta pesquisa contribui para a reflexão contínua sobre a
importância da literatura hispânica no contexto educacional brasileiro, sugerindo
caminhos promissores para aprimorar a formação docente e enriquecer o ambiente
de ensino de línguas estrangeiras.
Descrição:
GOMES, F. S. As literaturas hispânicas no processo de formação do professor de espanhol. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.