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Estudo do índice de desenvolvimento da educação básica do estado da Paraíba através de algoritmos não supervisionados e estatística espacial

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dc.contributor.author Mendonça, Gabriel Graciano
dc.date.accessioned 2024-06-10T11:14:00Z
dc.date.available 2024-06-10T11:14:00Z
dc.date.issued 2023-11-27
dc.identifier.other CDD 519.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31709
dc.description MENDONÇA, Gabriel Graciano. Estudo do índice de desenvolvimento da educação básica do estado da Paraíba através de algoritmos não supervisionados e estatística espacial. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), juntamente com a taxa de aprovação e o nível de aprendizado, selecionando as escolas estaduais de todos os 223 municípios do estado da Paraíba durante o ano de 2019. Para realização das análises foram empregadas técnicas de algoritmos não supervisionados bem como modelagem espacial. Partindo para análise dos dados, foi utilizado técnicas de análise espacial para dados de área, com intuito de observar o comportamento dos indicadores em estudo, tanto em relação a cada município como em relação as mesorregiões do estado. A fim de verificar a presença de autocorrelação espacial em relação aos indicadores taxa de aprovação, aprendizado e o próprio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi utilizado o Índice de Moran Global, seguidos pela construção dos mapas Box Map e Lisa Map, visando identificar os municípios que apresentaram alguma dependência espacial. Após avaliar a influência entre os municípios, utilizou-se o método K-Means, a fim de detectar a presença de grupos entre os municípios a partir de suas semelhanças, mesmo não sendo geograficamente adjacentes. Diante dos resultados, observamos que municípios localizados nas mesorregiões do Sertão e na Borborema tendem a apresentar índices superiores comparado com as demais mesorregiões. Além disso, por meio do método K-Means identificamos a presença de 3 grupos, sendo eles: municípios com fluxo alto, aprendizado baixo e seu Ideb regular; municípios com fluxo baixo, aprendizado regular, apresentando seu Ideb muito baixo; municípios com todos os indicadores altos. Tais resultados são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e direcionais, uma vez que identificamos os municípios com deficit e quais indicadores estão influenciando diretamente para isso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Ricardo Alves de Olinda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cluster pt_BR
dc.subject Estatística espacial pt_BR
dc.subject Machine learning pt_BR
dc.title Estudo do índice de desenvolvimento da educação básica do estado da Paraíba através de algoritmos não supervisionados e estatística espacial pt_BR
dc.type Other pt_BR


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