UEPB - Repositório Digital

#FicaEspanhol desde la perspectiva del AD

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matias, Rita Milena Paulo
dc.date.accessioned 2024-06-10T11:36:06Z
dc.date.available 2024-06-10T11:36:06Z
dc.date.issued 2023-06-07
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720
dc.description MATIAS, R. M. P. #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD. 2023.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho analisamos o enunciado #FicaEspanhol, que nomeou um movimento estudantil de iniciativa dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), do curso de Letras Espanhol. Esse movimento é resultado da união entre professores e estudantes em defesa da Lei 11.161/2005, que fez da língua espanhola uma disciplina obrigatória para o ensino do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e facultativo no Ensino Primário no Brasil. Essa Lei foi revogada em 2017 pelo então Presidente da República, devido à Reforma no Ensino Médio. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), estudaremos o enunciado #FicaEspanhol, como assinala, para o processo de implementação, revogação da referida lei e o surgimento do movimento estudantil em favor do espanhol em meio a essa desvalorização das escolas públicas. Analisaremos como o enunciado estudado é efeito do social, histórico, político e ideológico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Rosa Portugal pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Leis pt_BR
dc.subject Enunciado pt_BR
dc.title #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta