dc.contributor.author |
Matias, Rita Milena Paulo |
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dc.date.accessioned |
2024-06-10T11:36:06Z |
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dc.date.available |
2024-06-10T11:36:06Z |
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dc.date.issued |
2023-06-07 |
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dc.identifier.other |
CDD 401.41 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720 |
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dc.description |
MATIAS, R. M. P. #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD. 2023.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No presente trabalho analisamos o enunciado #FicaEspanhol, que nomeou um
movimento estudantil de iniciativa dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS),
do curso de Letras Espanhol. Esse movimento é resultado da união entre professores
e estudantes em defesa da Lei 11.161/2005, que fez da língua espanhola uma
disciplina obrigatória para o ensino do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental
e Médio e facultativo no Ensino Primário no Brasil. Essa Lei foi revogada em 2017
pelo então Presidente da República, devido à Reforma no Ensino Médio. Sob a
perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), estudaremos o
enunciado #FicaEspanhol, como assinala, para o processo de implementação,
revogação da referida lei e o surgimento do movimento estudantil em favor do
espanhol em meio a essa desvalorização das escolas públicas. Analisaremos como o
enunciado estudado é efeito do social, histórico, político e ideológico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Rosa Portugal |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Análise do discurso |
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dc.subject |
Leis |
pt_BR |
dc.subject |
Enunciado |
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dc.title |
#FicaEspanhol desde la perspectiva del AD |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |