dc.contributor.author |
Evaristo, Bianca de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-14T12:46:35Z |
|
dc.date.available |
2024-06-14T12:46:35Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.312 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31742 |
|
dc.description |
EVARISTO, Bianca de Oliveira. O uso de ferramentas da qualidade para estruturação do setor de treinamentos operacionais de uma empresa calçadista de Campina Grande - PB. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo procurou avaliar a eficácia do setor de treinamentos operacionais em uma fábrica de calçados, a partir da implementação de melhorias no processo. Foram empregadas ferramentas como análise SWOT, formulário 5W2H e plano de ação para examinar as práticas do setor, relatar a realidade vivenciada e formular soluções acessíveis. A análise SWOT identificou pontos críticos, incluindo a má distribuição de atividades entre os turnos e a falta de documentação para controle das solicitações de treinamento. O plano de ação propôs etapas para melhorar a gestão do setor, incluindo a elaboração de fluxogramas para delimitar prazos e especificar o fluxo de informações em cada etapa. Foi destacada a necessidade de uma distribuição mais equitativa das atividades entre os monitores e os turnos, com a implementação de um novo sistema de solicitação de treinamentos. As etapas do plano de ação foram delineadas, com foco no levantamento de dados, interação com a equipe, construção de soluções, capacitação da equipe e implantação da nova metodologia. A partir da implementação do plano, foram elaborados fluxogramas que indicavam as responsabilidades de cada setor, incluindo o processo de admissão de novos colaboradores e a entrega de turmas ao setor de treinamento de novatos. Para solucionar a má distribuição de atividades, foi proposto um novo sistema de solicitação de treinamentos, com a criação de um dashboard para acompanhamento individual por turno das disponibilidades dos monitores. Essas medidas visaram aprimorar a eficiência do setor de treinamentos, melhorar a comunicação interna e garantir que os operadores se tornem devidamente capacitados para atingir as metas da organização com segurança e qualidade. A implementação dessas mudanças foi essencial para otimizar os processos e promover um ambiente de trabalho mais eficaz e produtivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profa. Dra. Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;658.312 |
|
dc.subject |
Ferramentas da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Processos |
pt_BR |
dc.subject |
Treinamento Operacional |
pt_BR |
dc.title |
O uso de ferramentas da qualidade para estruturação do setor de treinamentos operacionais de uma empresa calçadista de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |