Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo identificar estratégias de inovação desenvolvidas pelas micro e pequenas empresas do setor de confecção, no município de Santa Cecília-PB. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar esse objetivo foi a pesquisa bibliográfica e de levantamento do tipo survey, por meio da aplicação de um questionário composto por 18 afirmações a partir de uma escala do tipo likert de cinco pontos que foram do discordo totalmente ao concordo totalmente, baseado em Freeman e Soete (2008) que contemplou as estratégias de inovação: ofensiva, defensiva, imitativa, tradicional, dependente e oportunista. Sendo Assim, foi possível identificar que as principais estratégias de inovação utilizadas pelos confeccionistas de Santa Cecília-PB são as estratégias ofensivas, dependentes e oportunistas, além disso, com o auxílio dessas estratégias de inovação apresentam um diferencial em relação aos concorrentes, visando melhorar o processo produtivo e a qualidades das peças confeccionadas, com a finalidade de atender as exigências do mercado e dessa forma conseguindo ultrapassar os períodos de baixa demanda e permanecer no mercado.
Descrição:
BARBOSA, Josilda da Silva. Ressignificação dos negócios: um estudo envolvendo o uso de estratégias de inovação em empresas do setor de confecções no município de Santa Cecília - PB. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.