Resumo:
A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta tecnológica que tem oferecido novas experiências para os usuários nas plataformas digitais. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a percepção da atuação da inteligência artificial no processo decisório de compra do consumidor universitário na plataforma digital Instagram. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas aplicadas com 13 estudantes universitários. O método utilizado para análise dos dados, foi a análise de conteúdo e as categorias analisadas foram: os mecanismos da Inteligência Artificial; o processo de decisão do consumidor universitário; os recursos da plataforma Instagram. Os resultados apresentaram o poder de influência da IA sobre os consumidores universitários, demonstrando a forte participação que ela exerce nas suas decisões de compra. Concluindo, observa-se que a Inteligência Artificial identifica os interesses dos usuários com base em dados fornecidos por eles, com o lançamento de conteúdos personalizados na intenção de melhorar as suas experiências, bem como influenciar em suas decisões.
Descrição:
SILVA, Josefa Marta Batista da. Estão me espiando? A inteligência artificial e o processo decisório do consumidor universitário no Instagram. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.