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Verdades e mentiras sobre a inclusão: somos iguais ou diferentes?

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dc.contributor.author Macedo Júnior, Helenildo Arruda de
dc.date.accessioned 2014-03-20T17:03:54Z
dc.date.available 2014-03-20T17:03:54Z
dc.date.issued 2014-03-20
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3180
dc.description Macedo Júnior, H. A. de. Verdades e mentiras sobre a inclusão: somos iguais ou diferentes?. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão social e a educação inclusiva devem ir além da teoria, sua importância está relacionada com o respeito às diferenças; somos diferentes uns dos outros, eis o ponto que nos torna iguais. A inserção escolar é uma realidade e deve ir bem mais distante que uma simples matrícula institucional. Já que existe toda uma complexidade em relação ao tema inclusão. Assim, é necessário um novo olhar dos governantes, juntamente com os professores comprometidos, valorizando “as diferenças” (grifo nosso), almejando sempre, uma educação voltada para a igualdade. Assim, é importante deixar claro que, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), buscam o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. De modo que, o processo educacional precisará rever seus conceitos. Será necessário também, construir novos saberes, adequando-se às novas exigências, pois, a inclusão de forma geral, não pode mais ficar apenas no “papel”, deve ser efetivada responsavelmente, em todos os espaços sociais. Sabemos que a “inclusão social” não acontece de forma efetiva e igualitária, mas que, na teoria, ela se fundamenta, é defendida e tem víeis humanitário. Seria bom e de grande relevância que, todas as propostas teóricas fossem postas em prática com o apoio de todos. Por fim, trabalhar inclusão é necessário e fundamental para que a educação tenha como base fundamental o AFETO. (Atributo psíquico que dá valor e representação à realidade). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aluska Maria Luna da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Verdades e mentiras sobre a inclusão: somos iguais ou diferentes? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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