UEPB - Repositório Digital

O uso de materiais concretos e jogos matemáticos para a formação matemática de pedagogos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Ana Luíza Nogueira
dc.date.accessioned 2024-06-25T12:28:14Z
dc.date.available 2024-06-25T12:28:14Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31868
dc.description RIBEIRO, Ana Luiza Nogueira. O uso de materiais concretos e jogos matemáticos para a formação matemática de pedagogos. 36 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A formação matemática para alunos(as) de Pedagogia constituem-se numa temática atual. Eles(as) apresentam bastante dificuldade no ensino de Matemática nas séries iniciais. Por isso dá importância do presente trabalho, pois este traz tanto uma reflexão sobre o assunto, como a realização de um minicurso formativo, dando relevância ao uso de materiais manipulativos e jogos matemáticos, tais como: o jogo quadra de frações, dominó frações e o Material Didático representação das frações. Como objetivo geral temos: refletir sobre a aplicação de uma metodologia para formação matemática de pedagogos, mais especificamente tratando do conteúdo de Fração. Além do minicurso aplicamos um questionário para percebermos a concepção das participantes sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais. Como resultado, vimos que as professoras utilizam basicamente o livro didático no planejamento de suas aulas e uns poucos materiais concretos como recursos para o ensino. Só uma professora falou que utilizava do jogo como material para o ensino de Matemática. Observamos a dificuldade das pedagogas em jogar o jogo quadra de frações por apresentarem dificuldades em perceber as diferentes representações existentes no conteúdo de frações, como também no manuseio das regras do jogo, pois elas nunca tinham jogado um jogo de cartas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.title O uso de materiais concretos e jogos matemáticos para a formação matemática de pedagogos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta