UEPB - Repositório Digital

Diário de bordo de estágio supervisionado como recurso reflexivo sobre o ensino de ELE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Ana Maria Nunes
dc.date.accessioned 2024-06-27T13:17:58Z
dc.date.available 2024-06-27T13:17:58Z
dc.date.issued 2024-03-21
dc.identifier.other CDD 372.6561
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31922
dc.description BARBOSA, A. M. N. Diário de bordo de estágio supervisionado como recurso reflexivo sobre o ensino de ELE. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo lança luz sobre a prática pedagógica no contexto do Estágio Supervisionado em Ensino de Língua Estrangeira, destacando os Diários de Bordo como ferramenta para a análise aprofundada dos métodos de ensino empregados. A pesquisa visa proporcionar uma compreensão das práticas educacionais, enfatizando a interação entre teoria e prática como elemento central para o desenvolvimento pedagógico. O escopo desta investigação concentra-se na análise dos registros documentados durante o Estágio Supervisionado III, explorando especificamente as experiências e as estratégias de ensino adotadas. A pesquisa delimita-se a dois métodos distintos, Gramática Tradução e Comunicativo, buscando compreender sua implementação e os desafios inerentes ao ensino de ELE. O objetivo geral consiste em analisar as descrições das aulas, dos Diários de Bordo (DB), realizadas no Estágio Supervisionado III, sob os estudos da Linguística Aplicada (LA) sobre os métodos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, tendo como foco os métodos Gramática Tradução (GT) e o método Comunicativo. Para tanto, busca se identificar e compreender os métodos de ensino empregados, enfocando a interação entre teoria e prática. Os objetivos específicos: (i) categorizar os métodos didáticos presentes nos diários de bordo; (ii) analisar as estratégias aplicadas com ênfase conceitual na Gramática de Tradução; (iii) investigar os enfoques do Método Comunicativo e a identificação de desafios e oportunidades de aprimoramento. A fundamentação teórica, de forma resumida, abrange teóricos cujas contribuições são pertinentes à compreensão dos métodos de ensino em foco. Destacam-se, entre outros, a obra A abordagem natural. Aquisição da linguagem na sala de aula de Krashen e Terrell (1987) no contexto do Método Comunicativo, e Abordagens e métodos no ensino de línguas: uma descrição e análise de Richards e Rodgers (1991) no âmbito do Gramática Tradução. A análise dos Diários de Bordo revelou a presença notável dos métodos Gramática Tradução e Comunicativo, evidenciando a ênfase na clareza conceitual no primeiro e os desafios dinâmicos no segundo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Diário de bordo de estágio supervisionado como recurso reflexivo sobre o ensino de ELE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta