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Diante do envolvimento entre o ambiente interno e o externo em meio às mudanças que são
muito rápidas, a todo instante surge nas organizações à necessidade de buscar soluções para
aumentar sua eficácia e sobreviver no mercado cada vez mais globalizado. Face ao exposto,
rotineiramente as organizações se conscientizam da importância de ações que comprometem
e satisfazem seus clientes internos (colaboradores), para atingir metas, consolidar uma boa
imagem e implementar qualidade. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar
as dimensões formadoras do Endomarketing na opinião dos colaboradores de um escritório
administrativo em Campina Grande - PB. Trata-se, portanto de um estudo de caso,
acompanhado de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo; e ainda, os
métodos quantitativo e qualitativo. O instrumento de pesquisa foi um questionário,
disponibilizado no google forms, contendo cinco questões sobre o perfil socioeconômico dos
colaboradores, dezoito assertivas, sendo duas para cada dimensão formadora do
Endomarketing, e uma questão aberta para prováveis sugestões; entretanto, em um universo
de 55 colaboradores, retornaram apenas 22 questionários, mesmo ficam disponíveis durante
todo o mês de março de 2024. É válido ressaltar que das nove dimensões a maioria concordou
em sete e nas duas restantes houve metade de concordância. Quanto a questão aberta,
verificou-se que cinco aspectos mereceram destaque para melhorar a satisfação e o
desempenho profissional, quais sejam: melhoria salarial, processo de comunicação,
reestruturação e clima, reconhecimento e qualidade; e por fim, treinamento. Face ao exposto
percebe-se que os resultados foram satisfatórios, entretanto a empresa deverá implantar as
recomendações para melhorar cada vez mais o nível de satisfação dos colaboradores. |
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