dc.description.abstract |
O jornalismo esportivo do Brasil que ganhou força no início do século XX com a popularização do futebol, vem passando por transformações dentro da cena midiática, seja no jornalismo impresso, rádio ou TV. A partir da internet web 2.0 que permitiu a interatividade entre usuários, surgem as redes sociais, e a transmissão via streaming. Recentemente, devido a pandemia da covid-19 e o isolamento social, o streaming esportivo se popularizou. Contudo, apesar dessa popularização, poucos estudos mostram como essa tecnologia tem sido recebida pelo público do ecossistema esportivo. Este trabalho teve como objetivo verificar e analisar como o streaming tem sido percebido, através de um recorte feito entre atores do meio esportivo em Campina Grande-PB, entre 2021 e 2023. Para o estudo adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com revisão documental, além de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a representantes de clubes, comunicadores e torcedores. Os resultados revelam que o streaming é visto como uma alternativa de transmissão viável que impulsiona a marca dos clubes, gera engajamento de torcedores, é mais uma alternativa de trabalho para comunicadores, sendo a interatividade sua característica marcante. A qualidade da internet ainda é vista como um obstáculo para essa forma transmissão. |
pt_BR |