Resumo:
Este trabalho aborda um desafio fundamental na educação: a compreensão eficaz da distribuição espacial das escolas e seu impacto na alocação de recursos e no planejamento de políticas públicas. Tradicionalmente, as análises educacionais não consideram o componente espacial da distribuição das escolas, devido esses dados terem visibilidade só mais recentemente com a popularização da internet e o uso de dispositivos com GPS, como os smartphones, limitando assim a profundidade da nossa compreensão. Devido então a ausência destes dados de geolocalização, não era possível uma análise utilizando a abordagem dos processos pontuais, até o atual momento. Através desta análise, objetiva-se compreender se a distribuição espacial das escolas segue algum padrão específico ou se é aleatória, assim fornecendo, insights valiosos para a tomada de decisões políticas e estratégicas na área da educação. Os principais métodos usados para a análise incluem o teste de Kolmogorov-Smirnov, a Função K de Ripley, e a estimativa da taxa de eventos por meio de um Estimador de Kernel.
Descrição:
SARAIVA, Wesley Roseno. Análise da distribuição espacial por meio de processos pontuais das escolas do Distrito Federal. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) — Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.